Brasil planeia Economia Azul pujante, alicerçada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

O Rio de Janeiro recebeu o Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA). O estudo prévio da economia azul no Brasil e a competência e talento dos mais de 30 participantes, revelam a ambição e a aposta no desenvolvimento sustentável.

Cristo Redentor no Rio de Janeiro - Cerimónia de lançamento do RIO 2030

O Brasil é generosamente banhado por um vasto litoral, com mais de 7000 km de extensão em linha reta, sem contabilizar os recortes interiores da costa. O país é imenso, incluindo áreas verdes e também azuis – mais de 40% do seu território encontra-se coberto por água do oceano.

Brasil, Nação e História Azul

Não falta no Brasil ambição para construir uma economia azul pujante, promovendo o desenvolvimento económico; a regeneração e o equilíbrio ambiental; e a equidade social.

A sua história inclui, entre muitos outros, dois extraordinários pontos de referência:

  • Em 1992, a cidade do Rio de Janeiro acolheu a Rio-92, Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também conhecida por Cimeira da Terra.

  • Em 2012, a cidade do Rio de Janeiro acolheu a Rio+20, que marcou o início do processo de desenvolvimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ambição renovada em 2022

Em 2022 foi lançada a iniciativa RIO 2030, uma plataforma que ativa, mobiliza e engaja atores sociais como o governo, o setor privado, a academia e a sociedade civil, na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030.

A plataforma cria modelos escaláveis e replicáveis para outras cidades do mundo, a partir do Estado do Rio de Janeiro, entendendo que a resposta para os desafios da sustentabilidade está na integração do conhecimento e da capacidade de agir de toda a sociedade.

A iniciativa RIO 2030 alerta que “É HORA DE AGIR!”, expressando que:

"o desenvolvimento sustentável se faz na prática e que grandes mudanças só se concretizam quando atuamos em conjunto e integrados: sociedade civil organizada, academia, organizações internacionais, setores empresarial e público. É agindo em conjunto que definiremos o futuro da humanidade."

O vídeo da cerimónia de lançamento ilustra bem a emoção e ambição do Estado do Rio de Janeiro.


Competência e talento

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realizado no Rio de Janeiro, no início de setembro de 2023, permitiu transmitir conhecimento e experiência global.

Porém, evidenciou também a competência e o talento dos mais de 30 participantes, provenientes de diversas instituições e organizações.

Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA), Rio de Janeiro - Setembro 2023

É impossível deixar de sublinhar a alegria e o espírito de colaboração patente em todos os participantes.

E o genuíno interesse pelos temas apresentados no Programa, suscitando a discussão e a partilha de ideias construtivas e dinâmicas positivas.

Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA), Rio de Janeiro - Setembro 2023

Colaboração Brasil - Portugal

Não faltam iniciativas e interesse em desenvolver colaboração entre o Brasil e Portugal, no domínio da Economia Azul e muito mais.

Este espírito é plenamente evidenciado na construção e publicação do livro “Economia do Mar: Uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil - Portugal”.

A obra resulta do valioso trabalho de Renato Dias Regazzi e Dulce Ângela Procópio, que organizaram o livro a partir de textos próprios e de vários autores brasileiros e portugueses. O resultado é notável!

O livro será lançado em breve em Portugal, facilitando a aquisição imediata no nosso país.

Livro “Economia do Mar: Uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil - Portugal”

Conclusões

Brasil e Portugal são países irmãos, unidos por um idioma comum e partilhando laços históricos marcantes.

A colaboração entre os dois países constitui uma vantagem competitiva mútua, potenciando o desenvolvimento de uma economia azul que sirva as pessoas e a economia, respeitando o ambiente e a biodiversidade.

É hora de agir!