Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal

A Editora Senac Rio acaba de lançar o livro “Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil–Portugal”, organizado por Renato Dias Regazzi e Dulce Ângela Procópio. A obra reúne autores brasileiros e portugueses.


O livro Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal explora as oportunidades, os desafios e as perspetivas da economia azul – uma área em franco crescimento – que procura conciliar o desenvolvimento económico, territorial e social, com a sustentabilidade e conservação dos recursos marinhos.

A publicação apresenta definições e temas relacionados com economia do mar sustentável, abordando as tendências de negócios e o empreendedorismo azul, um paradigma económico inovador, como impulsionadores de novas oportunidades de trabalho, emprego e rendimento. São também introduzidos importantes conceitos para promover o conhecimento sobre a economia azul e o desenvolvimento do pensamento e consciência marítima.

Em paralelo, e com igual relevância, apresentam-se casos de estudo do Rio de Janeiro e de Portugal, sobre financiamento, governação, dinâmica económica nos territórios marítimos, além de setores-chave como pesca, aquicultura, biotecnologia, energia renovável, turismo azul, desportos e gastronomia do mar.

O livro exibe ainda o panorama no Estado do Rio de Janeiro e atravessa o Atlântico para explicar a dinamização da economia azul sustentável em Portugal, país considerado como referência internacional no tema. As sinergias setoriais e as parcerias colaborativas e convergentes são essenciais para consolidar a economia azul e alavancar o crescimento de ambos os países e das demais nações de língua portuguesa.


Colaboradores

O livro Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal inclui textos de Alexandre Freitas, Alexandre Tavares, Álvaro Sardinha, Ana Larronda Asti, André Gabriel Sochaczewski, António Gonçalves, Antonio Pinaud, Carlos Alberto Messeder, Carlos Erane de Aguiar, Cezar Marques, Fernanda Caetano Coelho, Henrique da Silva, Isabela Marques, João Leal, Joelma Gonçalves Ribeiro, Joilson de Assis Cabral, Juliana dos Santos Prata Batista, Leonardo J. Melo, Lindalia Sofia Junqueira, Marcio Guimarães Cruz, Marco Antônio Romano, Marcos Bastos, Mario Scangarelli, Monica Dias Corrêa da Silva, Nathalia Xavier, Patrícia Reis, Paulo André Siqueira Barbosa, Paulo Vitor dos Santos Lima, Rafael Campello de Menezes, Renata Ramalhosa, Ricardo Ganem, Sandro de Freitas Valpassos, Sergio Arthur Ribeiro da Silva, Thauan Santos, Valéria Aguiar e Wagner Victer.

Sobre os organizadores

Renato Dias Regazzi é mestre em gestão Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e pós-graduado em engenharia de produção, com ênfase em qualidade e produtividade pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (INT/UFRJ). É palestrante e autor de diversos livros, artigos, monografias e metodologias.

Atualmente, trabalha no tema economia do mar como assessor da Diretoria de Desenvolvimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Sebrae Rio, com o objetivo de desenvolver empreendedores e territórios marítimos com foco na economia do mar sustentável (economia azul).

Dulce Ângela Procópio é assessora da Diretoria Regional do Senac RJ. Ao longo de sua trajetória profissional, exerceu diversos cargos em empresas públicas. É formada em Letras pela PUC de Campinas, onde fez pós-graduação em literatura brasileira.

O livro está já disponível para aquisição, através de encomenda online.