🌐 Estratégia 3E – Concretizar e libertar o valor da economia azul sustentável e regenerativa – vai ser apresentada no Atlantic Blue Thinking

Apesar de todas as estratégias e planos de ação desenvolvidos, a economia azul sustentável e regenerativa enfrenta obstáculos – que dificultam a concretização e distribuição do seu valor – pelas comunidades e diferentes partes interessadas e intervenientes. A Estratégia 3E, desenvolvida pelo C2EA, vai ser apresentada no Atlantic Blue Thinking, revelando soluções e caminhos.


A experiência adquirida pelo Centro de Competência em Economia Azul (C2EA), através da realização do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) – em Portugal, Angola, Brasil e Timor-Leste – permitiu acompanhar diferentes realidades e identificar forças e fraquezas, assim como oportunidades e ameaças, que caracterizam e condicionam o desenvolvimento da economia azul sustentável e regenerativa.

A Estratégia 3E resulta de uma análise e reflexão profunda ao caminho percorrido desde 2012 – com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO +20); com a apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2015; e com o acompanhamento das metas e objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.

De acordo com a 10ª edição do Relatório de Desenvolvimento Sustentável, divulgado em junho – dez anos após a adoção dos referidos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – o mundo ainda está longe de alcançar os compromissos firmados, com menos de 20% das metas projetadas para serem alcançadas até 2030.

De facto, a nível global, o progresso dos ODS estagnou; nenhum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está atualmente no ritmo necessário, e apenas 17% das metas estão em trajetória satisfatória para serem alcançadas até 2030.

Identificar as dificuldades no alcance das metas dos ODS é um trabalho precioso, dado que permite encontrar caminhos e soluções para atuar no desenvolvimento da economia azul.

De facto, atendendo à sua definição e domínios social, ambiental, cultural e económico constata-se que a economia azul é um veículo de excelência para o desenvolvimento sustentável.

A Estratégia 3E revela – de forma surpreendente e simples – três dimensões a focar e a energizar, para concretizar e libertar o valor da economia azul sustentável e regenerativa, convidando a repensar prioridades e a realinhar planos de ação.


O Atlantic Blue Thinking – Blue Economy, Innovation and Sustainable Future realiza-se nos dias 30 setembro e 1 outubro de 2025, na Escola do Mar dos Açores.

Durante dois dias, a cidade da Horta será o centro da economia azul – reunindo profissionais, empresas e especialistas internacionais – para debater inovação sustentável, digitalização do setor marítimo, investigação, incubação de startups e mitigação/ adaptação às alterações climáticas.

O evento constitui uma excelente oportunidade para conhecer especialistas nacionais e internacionais; para descobrir soluções inovadoras para os mares e oceano; e para construir parcerias estratégicas para o futuro da economia azul.

Acompanhe o Programa do evento no Linkedin ou no Facebook.