MISSÃO

Pensar, ser, agir, Azul. Aproximar as pessoas e o Oceano através do conhecimento e da comunicação.

Inspirar pessoas a perceber, utilizar e a cuidar do Oceano, através da transmissão inovadora de conhecimento útil, amplificando o seu talento e multiplicando as suas oportunidades, almejando a sustentabilidade global.


VISÃO

Um Oceano produtivo e sustentável tem de ser conhecido e protegido.

Ser Azul significa conhecer, respeitar, proteger e comunicar o Oceano, a todas as pessoas.

O conhecimento é o motor da inovação e do desenvolvimento sustentável, a chave para a proteção e aproveitamento do valor do Oceano e das suas vantagens competitivas.

As pessoas são um fator decisivo para a sustentabilidade do Oceano e do planeta, o agente ativo de todas as estratégias, o engenho da mudança e evolução criativa, os possuidores do talento que importa captar e desenvolver.


VALORES

Respeito – pelas pessoas, pelo ambiente, pela graça da vida.

Autenticidade – consistência, franqueza e transparência.

Ética – sempre, como o ar que se respira - fundamental para a vida. Ética somos nós e os outros.

Excelência – surpreender bem, libertar o UAU, fazer bem o que está certo.

Equidade – a solução para a maior parte dos problemas.

O que queremos – o que nos move – porque vale a pena

Queremos ser melhores pessoas. Ser uma pessoa melhor significa amar o pensamento, a sabedoria, o conhecimento, a verdade, a educação, a arte, a autenticidade, a justiça, a equidade, a ética, o Oceano. Significa ser digno, respeitando a dignidade. Significa também pertencer, ser relevante e percebido, fazer alguém feliz, sorrir e, no limite, ter orgulho, ao final de cada dia e no final de todos os dias. Ser uma pessoa melhor é simples e não complexo, é fácil e não difícil, tem muito a ver com todos os outros, os seres vivos que nos rodeiam e a natureza que nos acolhe; pouco tem a ver connosco. Afinal, é nos outros que nos encontramos.


PROPOSTA DE VALOR

Base de Conhecimento Azul - o conhecimento fundamental

Em pleno século Azul, a iniciativa EconomiaAzul oferece o conhecimento essencial sobre a economia do mar, para que possam ser aproveitadas, de forma sustentável, as excecionais oportunidades profissionais, empresariais e sociais, que o Oceano oferece.

A informação e os conteúdos são cuidadosamente selecionados e tratados, permitindo oferecer soluções de transmissão de conhecimento de curta duração, e focadas nas necessidades e potencialidades do mercado.

Os conteúdos desenvolvidos constituem o vocabulário essencial, a Base de Conhecimento Azul, fundamental para todos os públicos interessados na economia do mar, e/ou que possam beneficiar do valor e oportunidades oferecidas pelo Oceano.

A Base de Conhecimento Azul, inclui vários temas estrategicamente selecionados, destacando-se a definição de economia do mar e economia azul; política e estratégia do mar em Portugal; comunicação estratégica do mar; benchmarking de políticas; direito do mar; direito marítimo, recursos humanos; literacia do oceano e ensino do mar; ordenamento do espaço marítimo; modelos de desenvolvimento; e economia do mar na europa e a nível internacional.


EIXOS DE AÇÃO

Promover a transmissão de conhecimento relacionado com a economia do mar, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável, informando, sensibilizando e inspirando a sociedade em geral para as oportunidades existentes. Este objetivo global concretiza-se a partir de 3 eixos de ação:

1. Base de Conhecimento Azul – Sensibilizar e inspirar os agentes ativos da sociedade, e incrementar o nível de informação sobre a economia do mar, de forma holística e interdisciplinar, integrada com as políticas e estratégias da União Europeia e incluindo a visão e as melhores práticas internacionais;

2. Recursos Humanos – Captar e reter talento, nas carreiras profissionais dos setores tradicionais e emergentes da economia do mar;

3. Investimento – Mobilizar agentes ativos da sociedade, nos setores público e privado, promovendo a identificação de oportunidades de investimento e linhas de apoio.


LOGOTIPO

O conjunto está inserido num círculo alusivo à forma do planeta e à abrangência global da marca. A onda, que representa simultaneamente os braços do Homem, quase cruza por completo este círculo numa alusão ao Oceano. As cores escolhidas pretendem sugerir as tonalidades do mar e simbolizar também a área de intervenção e postura da marca. O Azul Escuro representa o Oceano e o Azul Claro a transparência e a atitude #EuSouAzul. A fonte simplificada pretende reforçar a postura #EuSouAzul, adotando uma abordagem minimalista, ecológica e sustentável.

Logo_Economia_Azul_Story_transparente.png
 
 
 
 
 

FUNDADOR e FORMADOR

Álvaro Sardinha

Álvaro Máximo Sardinha é licenciado pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, tendo experiência profissional em navios de cruzeiros, como oficial da marinha mercante.

Concluiu, com mérito, a Pós-Graduação em Direito e Economia do Mar, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Mestrando em Direito e Economia do Mar, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Frequenta a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

É também oficial de proteção de navios e de companhias e possui certificação STCW de acordo com a International Maritime Organization (IMO).

Fundador da plataforma TransporteMaritimoGlobal.com, da Agência Portuguesa de Marítimos (Apormar) e da Feira Internacional de Emprego Trabalhar num Navio.

Autor dos livros “Mar, a Terra dos Segredos”, “Objetivo Trabalhar num Navio” e de vários estudos setoriais.

Consultor e formador em Economia Azul e Economia do Mar, Direito do Mar, Direito Marítimo, Transporte Marítimo e em carreiras profissionais no setor marítimo.


A iniciativa EconomiaAzul é uma marca da empresa SARDINHA & RUIVO, Lda - Consultores em Economia Azul e Economia do Mar.