🌐 NOVA FCT e C2EA lançam Pós-Graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) e Centro de Competência em Economia Azul (C2EA) lançam pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa. A coordenação é assegurada por Álvaro Sardinha, consultor e formador internacional, especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA); e por José Carlos Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), e investigador do MARE (NOVA). As inscrições estão abertas.


De acordo com dados partilhados pelas Nações Unidas (2025), a economia azul sustentável afirma-se como um setor-chave de rápido crescimento. Entre 1995 e 2020, cresceu 2,5 vezes, superando o crescimento de 1,9 vezes da economia global. Em 2023, o valor global gerado pelos diversos setores de atividade da economia azul sustentável ultrapassou os 2,2 triliões de dólares – cerca de 7% do valor do comércio mundial.

Enfrenta igualmente desafios globais, associados à tripla crise planetária – alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição – os quais apelam à inovação e ao empreendedorismo, impulsionado por líderes capacitados para gerir projetos multissetoriais, de grande envergadura e complexidade.

“A economia azul sustentável proporciona benefícios sociais e económicos para as gerações atuais e futuras; restaura, protege e mantém ecossistemas diversificados, produtivos e resilientes; e é baseada em tecnologias limpas, energia renovável e fluxos circulares de materiais. É uma economia baseada na circularidade, colaboração, resiliência, oportunidade e interdependência. O crescimento da economia azul sustentável é impulsionado por investimentos que reduzem as emissões de carbono e a poluição, melhoram a eficiência energética, aproveitam o poder do capital natural e os benefícios que os ecossistemas fornecem, e interrompem a perda de biodiversidade.”
UNEP – UN Environment Programme 2021


OBJETIVOS

A Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa tem como objetivo capacitar e preparar profissionais para o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e dos recursos aquáticos. Os participantes irão assimilar conhecimento e ferramentas, que lhes permitem ver 360º com clareza e decidir com confiança – para gerir uma equipa ou região; avaliar um investimento; implementar um projeto; e/ou construir uma carreira na economia azul.

Objetivos específicos de aprendizagem:

  • Identificar e caracterizar as atividades económicas que fazem parte da economia azul sustentável e regenerativa;

  • Revelar os desafios da economia azul, associados à tripla crise planetária: alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição;

  • Apresentar o Direito do Mar e a regulamentação que define e rege as atividades nos diferentes espaços aquáticos;

  • Caracterizar o ciclo da água e a circularidade das utilizações, identificando fontes de poluição e riscos da segurança hídrica;

  • Apresentar metodologias para a gestão de projetos multissetoriais e multidisciplinares, de grande envergadura e complexidade;

  • Definir comunicação estratégica e elaborar estratégias de comunicação sustentável, alinhadas com políticas públicas e planos de ação;

  • Potenciar a inovação útil e sustentável e identificar e caracterizar soluções de apoio ao investimento e financiamento de projetos;

  • Conhecer metodologias de análise e gestão de dados na economia azul e utilização de ferramentas de inteligência artificial; e

  • Apresentar metodologias de apoio ao desenvolvimento sustentável e regenerativo; e à elaboração de estratégias, planos de ação e projetos.


ESTRUTURA

A Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa é constituída por sete módulos obrigatórios. No entanto, os candidatos podem optar por fazer apenas um ou mais módulos dos disponíveis, e no final obtêm apenas o certificado de conclusão do(s) módulo(s) realizado(s).

Os módulos incluídos na Pós-graduação têm a duração de quatro semanas, com aulas duas vezes por semana, em regime pós-laboral.

Módulo 01. Economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo

Módulo 02. Circularidade da água, segurança hídrica, poluição e escassez de água

Módulo 03. Gestão de projetos complexos, multissetoriais e multidisciplinares

Módulo 04. Comunicação estratégica e estratégias de comunicação sustentável

Módulo 05. Inovação sustentável, investimento e financiamento de projetos

Módulo 06. Inteligência artificial e ciência de dados na economia azul

Módulo 07. Modelos de desenvolvimento, estratégia, planos de ação e projetos


COORDENAÇÃO

A coordenação da Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa é assegurada por Álvaro Sardinha, consultor e formador internacional, especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA); e por José Carlos Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), e investigador do MARE (NOVA).

Álvaro Sardinha

COORDENADOR
(C2EA)

José Carlos Ferreira

COORDENADOR
(NOVA)


PERFIL DOS PARTICIPANTES

A Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa dirige-se a todas as pessoas e organizações, que pretendam aproveitar as oportunidades de valorização profissional e organizacional, que a economia azul sustentável e regenerativa oferece. É particularmente relevante para:

Organizações: Empresas públicas e privadas; municípios; gabinetes de estratégia; associações; sociedades de advogados; organizações não governamentais (ONG); fundos de investimento; instituições de ensino; órgãos de imprensa.

Profissionais do setor público: Administradores, executivos de Câmaras Municipais; assessores; diretores de departamento; técnicos superiores; investigadores; professores.

Profissionais do setor privado: Administradores; executivos; gestores; responsáveis de planeamento; investidores; consultores; advogados; investigadores; professores; jornalistas; empreendedores.

Estudantes e investigadores: Ensino superior, incluindo licenciaturas; pós-graduações; mestrados; doutoramentos.


INFORMAÇÃO E CANDIDATURAS

Duração, calendário e formato

A Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa tem a duração de um semestre (98 horas), estando os conteúdos organizados em sete módulos. As aulas terão início em outubro de 2025. As aulas realizadas durante a semana decorrerão exclusivamente em formato online, entre as 18h30 e as 21h30. Em cada um dos módulos será realizada uma aula em formato híbrido (transmissão online com opção presencial), a qual ocorrerá sempre ao sábado, entre as 10h00 e as 17h00.

Alunos não residentes

Poderão participar alunos não residentes em Portugal, dado que o modelo híbrido apresentado não exige presença física em nenhuma das aulas.

Informação detalhada e candidatura

A Pós-graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa tem candidaturas abertas, com desconto Early Bird. Informação detalhada pode ser consultada AQUI.