3ª Edição do Programa Economia Azul (PLEA) concluída com sucesso

A 3ª Edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realizou-se nos dias 6, 7 e 8 de julho em Lisboa. Os testemunhos dos participantes revelam os resultados alcançados.

3ª EDIÇÃO PROGRAMA PLEA ECONOMIA AZUL – JULHO 2022

A 3ª Edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) foi concluído com sucesso. Ao longo de 3 dias foram percorridos vários territórios de conhecimento e de experiências em economia azul, num ambiente de partilha e de visão 360º. Os participantes receberam um sistema operativo azul, fundamental para a identificação de desafios e de oportunidades, e para a concretização de iniciativas e suporte ao investimento.

O Programa PLEA é desenvolvido e coordenado pelo Centro de Competência em Economia Azul da empresa Sardinha & Ruivo Consultores. A estrutura e a seleção de conteúdos apresentados assenta em dois pilares:

  • O conhecimento é o motor da inovação e do desenvolvimento sustentável, a chave para a proteção e aproveitamento do valor do oceano e das suas vantagens competitivas;

  • As pessoas são o fator decisivo para o desenvolvimento sustentável, o agente ativo de todas as estratégias, o engenho da mudança e evolução criativa.

Conhecimento

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) inclui 18 módulos, abrangendo os temas Economia Azul 3.0; Política e estratégia do mar; Economia azul na UE; Poluição marinha, plástico e contaminantes; Alterações climáticas; Sustentabilidade e economia circular; Direito do Mar; Direito marítimo; Regulação de zonas costeiras; Ordenamento do espaço marítimo; Turismo azul sustentável; Disrupção para criar o futuro; Literacia do oceano e ensino do mar; Pessoas e inovação; Liderança e comunicação; Modelo de desenvolvimento; Benchmarking para desenvolver; e Estratégia e plano de ação.

Networking

O Programa PLEA reconhece a importância da cooperação entre pessoas e organizações, promovendo o networking em vários momentos e espaços integrados nos 3 dias de capacitação. Neste sentido, destacam-se a realização de pitchs de apresentação de cada uma das organizações participantes, com a duração de 5 a 10 minutos; e o estímulo para a geração de ideias e de parcerias nos espaços de almoço em comum.

A 3ª Edição do Programa PLEA contou com a presença de participantes de vários setores de atividade, incluindo jornalismo; engenharia; turismo náutico; ensino e formação azul; proteção do oceano; e associativismo intermunicipal e internacional.

Participantes

O Programa PLEA desenvolve-se e cresce no sucesso dos seus participantes. Os seus testemunhos são fundamentais para a melhoria contínua e resposta aos desafios e expetativas de cada um. A relação estabelecida nos 3 dias do Programa tem continuidade em múltiplas iniciativas, incluindo o apoio na comunicação das competências e capacidades de cada um dos participantes.

Alda Moreira é gestora de projetos na UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), uma associação intermunicipal de natureza internacional criada em 1985. O seu testemunho sobre o Programa PLEA não poderia ser mais contundente: “Transformador! Profunda coerência entre o pensar, sentir, comunicar e fazer. Ambiente único de grande aprendizagem.”

Cristina Rito, fundadora da ANAGRAMA Engenharia, considera que o Programa PLEA “foi um crescimento, tanto pessoal como profissional”, acrescentando que “a formação teve uma abordagem eficaz, com informação documental e registo muito intuitivo e, acima de tudo, com uma visão holística, pragmática e motivadora.”

Eunice Tavares de Melo, líder, empresária e empreendedora de sucesso, gere atualmente várias atividades económicas nos Açores, incluindo uma empresa na área marítimo-turística (SAILAZORES Yacht Charter). Participou em dois dias do Programa PLEA em abril e completou agora a ação de capacitação, participando no 3º dia. Na sua opinião, “a atualidade dos temas apresentados e o ambiente aberto e colaborativo em que foram partilhados, criaram um espaço único para despertar novas e valiosas ideias para empreender na economia do mar sustentável."

3ª EDIÇÃO PROGRAMA PLEA ECONOMIA AZUL – JULHO 2022

Luís Peazê, empreendedor, jornalista e escritor com autoria de vários livros, fundador da iniciativa H2BLUE, recomenda o PLEA “a empreendedores, novos e já experimentados, a profissionais inseridos em empresas com ímpetos de crescimento e diversificação e a atores sociais das esferas de governo, ao nível de freguesias, distritos e nacionais.”

Helga Leal, cofundadora da iniciativa H2BLUE, sublinha a “abordagem holística focada nas pessoas e na sustentabilidade do Oceano; a partilha e divulgação de conhecimento; e a troca enriquecedora de informação e ideias entre os participantes."

João Eduardo Amaral, diretor executivo geral e de operações (COO) da Voz dos Oceanos - Brasil / Portugal (Voice Of The Oceans), considera que “além de propiciar uma visão geral dos temas vinculados à economia azul, o PLEA traz muito conhecimento prático, com uma rica troca de experiências entre os participantes e networking qualificado, o que faz com que o conteúdo assimilado no treinamento possa ser imediatamente aplicado por todo profissional que tem interesse nos relevantes temas do oceano e da economia azul.”

Mariana Correia é estagiária na UCCLA e colaboradora no projeto MetaMarfose. Na sua opinião o PLEA é “Um programa extremamente bem estruturado e relevante, que num ambiente multidisciplinar de partilha e colaboração nos permite adquirir não só um melhor entendimento da Economia Azul como um conjunto de ferramentas e metodologias.”

3ª EDIÇÃO PROGRAMA PLEA ECONOMIA AZUL – JULHO 2022


PROGRAMA PLEA – CALENDÁRIO

  • A 1ª e 3ª Edições do Programa PLEA realizaram-se em Lisboa;

  • A 2ª Edição do Programa PLEA realizou-se em Luanda, Angola.

  • A 4ª Edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) irá realizar-se em Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 de setembro.

  • A 5ª Edição do Programa PLEA irá realizar-se no Rio de Janeiro, Brasil em novembro.


SALA DE FORMAÇÃO PROGRAMA PLEA ECONOMIA AZUL – SETEMBRO 2022

ECONOMIAAZUL – QUEM SOMOS

Somos um Centro de Competência em Economia Azul (CCEA), especializado em ações de capacitação; consultoria estratégica; e literacia do oceano para profissionais, organizações e investidores.

Apoiamos pessoas, organizações, regiões e países, no aproveitamento do valor e das oportunidades que a Economia Azul oferece, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, circular e regenerativo.