Surf em piscinas de ondas - economia azul para todos, em qualquer lugar

Praticar surf em piscinas de ondas é já realidade. Vários fabricantes multiplicam instalações, revelando a maturidade das tecnologias e a viabilidade financeira dos projetos.

Imagem: The Wave, Bristol, Reino Unido

Imagem: The Wave, Bristol, Reino Unido

Praticar surf em piscinas de ondas é já uma realidade em praticamente todo o mundo. Existem vários fabricantes de sistemas, estando disponíveis várias soluções no mercado. As instalações já em operação multiplicam-se a um ritmo acelerado, o que revela maturidade das tecnologias e viabilidade financeira dos projetos. Uma das soluções, com melhor avaliação em termos de qualidade das ondas e com implantação em todo o mundo, é desenvolvida em Espanha.

As piscinas de ondas para a prática de surf apresentam vários benefícios para as comunidades e para as atividades ligadas ao turismo. Dois deles merecem especial destaque:

  • A existência de instalações perto do litoral promove a dispersão dos pontos de atração e a criação de roteiros de turismo de maior valor acrescentado, libertando as áreas costeiras da prática intensiva de surf, muitas delas sofrendo atualmente enorme pressão demográfica e impactos sociais e ambientais negativos;

  • A existência de instalações em regiões do interior permite a prática de surf por populações que residem longe do litoral, captando mais talento para a modalidade e diminuindo a pegada ecológica dos praticantes que se deslocam longas distâncias à procura de ondas.

Mas as vantagens da prática de surf em piscinas de ondas não se limitam aos aspetos apresentados.

A revolução da indústria do surf

Surfing é um modo de viver em liberdade e em comunhão com a natureza, uma sensação de aventura e sentido de comunidade que se estende por todo o mundo. Porém, nem todos podem fazer parte desta grande tribo ou sequer experimentar a prática de surf. Esta atividade depende das condições do tempo e do vento, e os bons locais ficam geralmente sobrelotados. Adicionalmente, os praticantes com menos experiência lutam para conseguir ondas que parecem raras e distantes entre si.

As piscinas de ondas para a prática de surf apresentam-se como uma solução revolucionária, oferecendo o acesso a ondas perfeitas, de forma repetida e consistente, a todos os que o desejem, independentemente da sua localização.

Tecnologia avançada

Vivemos uma época de aceleração tecnológica exponencial, onde os mundos físico e digital se misturam, permitindo o desenvolvimento de soluções de ondas artificiais que oferecem aos praticantes de surf a sensação das ondas reais do oceano. Os sofisticados modelos de simulação oferecem o controlo de variáveis independentes, antecipando rigorosamente as ondas reais que serão produzidas. Desta forma é possível, numa única instalação, oferecer vários tipos de ondas na sua forma e dimensão, adaptadas ao nível de cada praticante, iniciante, intermédio ou avançado. De forma repetida e consistente.

Aprendizagem acelerada

A capacidade de oferta de ondas de qualidade, 24 horas por dia e 7 dias por semana, independentemente de fatores externos e adaptadas ao nível de cada praticante, permite desenhar soluções de ensino em que os alunos adquirem capacidade de forma acelerada, devido ao número de repetições possíveis. O tempo na água é aproveitado de forma mais eficiente por cada um dos praticantes, incrementado a sua motivação através da rápida evolução, com capacitação para diferentes manobras de surf, melhoria de estilo e experimentação de diferentes equipamentos. O aumento de eficiência de utilização individual conduz também à possibilidade de acesso por um maior número de utilizadores.

Sociedade inclusiva

O surf é um desporto versátil, podendo ser praticado por pessoas de várias faixas etárias e com graus de funcionalidade diversa, a nível motor e cognitivo. Pode ainda ser usado como ferramenta de inclusão de crianças desfavorecidas, proporcionando a todos oportunidades de prática desportiva e atividade física ao longo da vida. Constitui assim uma atividade potenciadora de inclusão social através do desporto.

A existência de piscinas de ondas para a prática de surf pode levar junto de todas as pessoas, a possibilidade de prática de uma atividade físico-desportiva que estimula a educação e a inclusão, em especial as pessoas que têm maiores dificuldades e as pessoas com deficiência (pessoas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas). Adicionalmente, amplifica a atividade dos técnicos de centros de reabilitação e de instituições, técnicos desportivos de autarquias, professores de educação especial, reabilitação psicomotora e educação física, e técnicos e treinadores de clubes desportivos.

Promove ainda uma sociedade inclusiva, como definido no Guia Via Inclusão:

"(...) a sociedade inclusiva é uma sociedade para todos, independentemente de sexo, idade, religião, origem étnica, raça, orientação sexual ou deficiência; uma sociedade não apenas aberta e acessível a todos os grupos, mas que estimula a participação; uma sociedade que acolhe e aprecia a diversidade da experiência humana e cuja meta principal é oferecer oportunidades iguais para todos realizarem seu potencial humano."

Testemunho

Vários praticantes de surf de todo o mundo já experimentaram as ondas artificiais em piscinas. O seu testemunho é valioso, transmitindo a visão do lado do utilizador. Marlene Marques resume assim a sua experiência (em dezembro de 2019) na piscina de ondas The Wave, localizada em Bristol no Reino Unido:

“Nunca fui encantada por piscina de ondas. Desde que comecei a fazer surf em 1995, o contacto com o mar, para o bem e para o mal, foi o que sempre me fascinou neste desporto. A sua imprevisibilidade, a ligação com o meio ambiente, o sal no corpo e o movimento das ondas são só alguns dos fatores que sempre me ligaram ao mar. (…) Por isso, quando viajei até Bristol e coloquei na agenda uma ida até ao The Wave, uma das primeiras piscinas de ondas no mundo inaugurada recentemente, não tinha intenção de lá surfar (…) UMA PISCINA DE ONDAS IRRESISTÍVEL (…) O The Wave fica numa quinta afastada dos centros urbanos e quando estacionámos reparámos logo que não estávamos sozinhos nesta aventura. Apesar do tempo chuvoso e do frio de rachar, o estacionamento estava quase completo (…) Não me arrependo de todo de ter surfado nesta piscina de ondas. Foi uma experiência incrível e que recomendo, sem dúvida. E como todos os desafios superados, saí de dentro de água com um grande sorriso de orelha a orelha.”

O futuro

As piscinas de ondas para a prática de surf têm o potencial de levar a prática da atividade a muitos mais pessoas, democratizando o acesso e dinamizando toda a economia do surf, incluindo fabricantes de equipamentos, vestuário, oferta de alojamento e turismo local (surfonomics). Estas infraestruturas estão já a expandir o interesse e o entusiasmo pelo surf em áreas a milhares de quilómetros das regiões costeiras, abrindo caminhos para novas formas de competição, já que os eventos competitivos não ficarão restritos às ondas do mar.

As piscinas de ondas são, já hoje, uma realidade na história do surf e no desenvolvimento das comunidades. Irão, sem dúvida, oferecer cada vez mais e melhores ondas, onde menos se espera.

Fabricantes e tecnologias

Wavegarden, Espanha

Surf Loch Wave Systems, EUA

PerfectSwell by American Wave Machines, EUA

Surf Lakes, Austrália

Kelly Slater Wave Company, EUA

Okahina Wave, França (em fase de testes)

Algumas instalações

URBNSURF, Melbourne, Austrália (Wavegarden Tech)

The Wave, Bristol, Reino Unido (Wavegarden Tech) Vídeo

Praia da Grama, S. Paulo, Brasil (Wavegarden Tech)

Alaïa Bay, Sion, Suíça (Wavegarden Tech)

Wave Park, Siheung, Coreia do Sul (Wavegarden Tech)

BSR Surf Park, Waco, Texas, EUA (PerfectSwell Tech)

Em projeto ou construção

Wisemans Surf Lodge, Austrália (Surf Loch Tech)

Palm Springs Surf Club, EUA (Surf Loch Tech)