Máximo Azul é o novo livro de Álvaro Sardinha - uma história genuína com pessoas gigantes e um Oceano único. Depois da publicação dos livros “Mar, a Terra dos Segredos”, “Objetivo Trabalhar num Navio” e “Direito e Economia do Mar”, está a chegar o 4º livro de Álvaro Sardinha. Máximo Azul fala de começar e de recomeçar, de passos que chamam outros, revelando uma surpreendente história de amor entre pessoas e Oceano.
Vivemos tempos complexos e difíceis. Todos sentimos os efeitos e todos iremos partilhar as consequências. De uma forma ou de outra. Atrevemo-nos a repetir o que estás farto de ouvir, na consciência de que são as pessoas o nosso propósito.
A iniciativa EconomiaAzul faz parte de um painel de peritos convidados para o 1º Encontro "Economia do Mar – Por Rumos a Navegar", integrando o grupo de trabalho dedicado ao tema "Comunicação, Imagem e Marca".
O desenvolvimento da economia azul nacional, precisa de pessoas e de capital. A sua mobilização e captação dependem de uma solução comum – comunicação.
Portugal tem uma política para o mar, a qual assenta nos pilares de sustentabilidade ambiental, económica e social. No entanto, não existe um plano de comunicação estratégica do mar.
A economia azul leva assim um rumo incerto, ditado mais por correntes e ventos, e menos por ambição e vontades. Sem comunicação, a concretização do desígnio Portugal é mar, terá de esperar por maior comando.
É reconhecido, com explicação científica, que 97% do território de Portugal é mar, e que apenas 3% é continente e ilhas. Porém, o novo Programa do Governo apresentado em 194 páginas, apenas dedica 7 ao mar de Portugal (3% das páginas do documento).