Portugal e Angola trabalham juntos para desenvolver a economia azul

Equipa EconomiaAzul regressa a Portugal, após conclusão de ação de capacitação em Luanda, com extraordinário sucesso. Uma honra e um privilégio, poder contribuir para o desenvolvimento e diversificação económica de Angola.


Equipa do Centro de Competência ECONOMIAAZUL deslocou-se a Angola, para a realização de ação de capacitação especializada, com a duração de 4 dias.

Participaram na iniciativa membros de várias entidades públicas e privadas de Angola, sendo de destacar a qualidade e o elevado nível de profissionalismo e competência de todos os presentes.

A ação de capacitação teve como objetivo apoiar o desenvolvimento da economia azul e a diversificação da economia de Angola, promovendo o aproveitamento sustentável das atividades tradicionais e emergentes da economia do mar.

Os participantes assimilaram um “sistema operativo azul”, que lhes permite ver com clareza e decidir com confiança – uma licença de "condução" azul – para planear e administrar; para gerir uma equipa ou região; e para avaliar um investimento ou implementar um projeto.

Perspetiva-se um horizonte de continuidade do trabalho desenvolvido, com a realização de novas iniciativas e muita inovação.

Uma honra e um privilégio, poder contribuir para o desenvolvimento e diversificação económica de Angola. Agradecemos a parceiros, entidades e participantes, o convite, a oportunidade e o carinho com que fomos recebidos.

ENAPP – Alvaro Sardinha, Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas | Luanda, Angola

Economia Azul em Angola

É atualmente reconhecido que o potencial da economia azul angolana é subaproveitado, embora contribua já significativamente para o respetivo PIB, em particular pelo peso da indústria do petróleo e gás. A indústria pesqueira e o transporte marítimo ocupam também lugares de destaque.

Em agosto de 2019, por Despacho do Presidente da República de Angola, foi criada a Comissão Multissectorial para os Assuntos do Mar, com o objetivo de elaborar a Estratégia Nacional para o Mar de Angola (ENMA) e o respetivo Plano de Ação, bem como o Ordenamento do Espaço Marinho (OEM). A ENMA continua atualmente em desenvolvimento, com foco na diversificação da economia e na segurança alimentar.

ENAPP – Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas | Luanda, Angola


3ª Edição do Programa PLEA

Na 3ª Edição do Programa PLEA, a realizar em Lisboa durante o mês de julho 2022, além dos conteúdos programados, irá também ser partilhada informação sobre a situação atual e perspetivas de futuro da economia azul em Angola. Serão também apresentadas as conclusões da 2ª Edição do PLEA e identificadas oportunidades empresariais, com o objetivo de promover a colaboração entre investidores e entidades portuguesas e angolanas.

As inscrições para a 3ª Edição do Programa PLEA, confirmadas até 31 de maio, beneficiam de desconto de 20% Early Bird.

Saiba mais seguindo a ligação abaixo.

🔽