18 Temas de Economia Azul – atuais e fundamentais

a economia Azul deixou – há muito – de se definir como uma economia do mar sustentável. Engloba atualmente a economia verde e a economia laranja, apoiando-se em quatro dimensões: Água, Terra, Espaço e Ciberespaço.


O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) inclui 18 Temas, cada um deles abordando quatro tópicos. O conhecimento partilhado em cada um destes 18 Temas contribui para a aquisição de uma visão 360º, fundamental para gerir os desafios e as oportunidades – atuais e futuras.

Apresentamos neste texto, uma reflexão por cada um dos 18 Temas referidos. Torna-se assim mais fácil entender o foco, a amplitude e os impulsionadores da Economia Azul.

1_ ECONOMIA AZUL 3.0

A Economia Azul atingiu a maturidade. Deixou – há muito – de se definir como uma economia do mar sustentável. Engloba atualmente a economia verde; a economia laranja; a economia circular; a economia donut; e a economia ecológica, apoiando-se em quatro dimensões: água, terra, espaço e ciberespaço.

2_ POLÍTICA E ESTRATÉGIA DO MAR

O Governo lançou uma Task Force para o Mar, reforçando os objetivos estratégicos e apelando à colaboração das partes interessadas. O plano de ação será reajustado às novas realidades.

3_ ECONOMIA AZUL NA UE

A UE amplificou o termo economia azul sustentável. Porém, por definição, a economia azul diferencia-se da economia clássica precisamente por ser sustentável. Por que razão existe esta redundância?

4_ POLUIÇÃO MARINHA – PLÁSTICO E CONTAMINANTES

Não existe economia azul sem saneamento. Saneamento é muito mais que tratamento de esgotos – inclui também o abastecimento de água potável e a recolha e gestão de resíduos. Tem tudo a ver com o oceano e os mares.

5_ ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Observe a sua fatura de eletricidade - além do valor a pagar, o documento indica as emissões em Kg de CO2, que o seu consumo de energia gerou. Sabe que pode compensar as suas emissões e ser um cidadão Net Zero?

6_ SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR

Falar de sustentabilidade sem proteger e garantir a biodiversidade não faz sentido. Como muito bem afirmou António Guterres, na abertura da COP15 da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (7 a 19 dezembro 2022) – "Without nature, we have nothing". E acrescentou que a humanidade tem, ao longo dos anos, “conducted a cacophony of chaos, played with instruments of destruction”.

7_ DIREITO DO MAR

A 11 de Maio de 2009, Portugal apresentou à Comissão de Limites da Plataforma Continental nas Nações Unidas, a sua Proposta de Extensão da Plataforma Continental (PEPC). Outros países o fizeram, nomeadamente Espanha. Existe alguma sobreposição de áreas ou conflito de interesses entre os dois países, na definição destes limites?

8_ DIREITO MARÍTIMO

São frequentes as situações de migrantes e refugiados resgatados no mar e as dificuldades de acolhimento colocadas por vários países. Para resolver as ocorrências, aplica-se o direito do mar ou o direito marítimo? Ou ambos?

9_ REGULAÇÃO DE ZONAS COSTEIRAS

Linha de base; linha de costa; margem; zona costeira; orla costeira; águas do mar interiores; águas costeiras – definições fundamentais para a gestão das regiões e espaço litoral.

10_ ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO

Conhece o OEMA e a Macaronésia? Deixe-se surpreender - visite o Portal do Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores.

11_ TURISMO AZUL SUSTENTÁVEL

A realização do Web Summit em Lisboa representa valor para o PIB da economia do mar nacional, de acordo com a Conta Satélite do Mar. O Web Summit contribui assim para o turismo azul. Porém, até que ponto são os seus impactos sustentáveis?

12_ DISRUPÇÃO – CRIAR O FUTURO

Pesca. Aquicultura. Salmão criado em laboratório – sem salmões. A biotecnologia azul promete revolucionar o mundo que conhecemos.

13_ LITERACIA DO OCEANO E ENSINO DO MAR

Até que ponto o ensino marinho e marítimo é inclusivo? Quantas pessoas voltam costas às atividades da economia azul, ao encontrarem obstáculos e portas fechadas?

14_ PESSOAS E INOVAÇÃO

A economia azul em Portugal está em ebulição. Os próximos anos vão surpreender positivamente – tudo e todos. A Via Azul chega em 2023, para apoiar as pessoas e o alcance do desígnio nacional.

15_ LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO

Realizam-se frequentemente seminários e congressos onde se debatem desafios. São apresentadas soluções pragmáticas e exequíveis a curto prazo. Porém, muitas vezes não existe continuidade e nada acontece. Por que razão?

16_ MODELO DE DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento sustentável é o único caminho possível. A fórmula é simples: servir as pessoas; depois as organizações. A Economia Donut é um dos possíveis modelos a seguir.

17_ BENCHMARKING PARA DESENVOLVER

Aqui ao lado, em Espanha, já resolveram – com sucesso – alguns problemas que atormentam o mundo marítimo em Portugal. Por que não copiar de forma criativa, adaptando a solução vizinha à realidade nacional?

18_ ESTRATÉGIA E PLANO DE AÇÃO

Estratégia sem ação é tempo perdido. Ação sem sentido de urgência é tempo desperdiçado.


Nos dias 25, 26 e 26 de janeiro iremos ainda mais longe – abordando estas reflexões e muitos outros tópicos, na 5ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA). Saiba mais seguindo a ligação abaixo.


TEXTO: Álvaro Sardinha | 8 dezembro 2022