Publicado o plano de ação INOVSEA versão final

O plano de ação INOVSEA inclui um sistema operativo azul, uma análise da atualidade e futuro da economia do mar, 16 medidas de ação transversais agrupadas em 9 domínios, e um cronograma de implementação SMART*.

Pormenor da capa do plano de ação INOVSEA

Pormenor da capa do plano de ação INOVSEA

*SMART – Specific; Measurable; Achievable; Relevant; Time-bound


O projeto INOVSEA preconiza, entre outras atividades, a definição de uma estratégia para o desenvolvimento da economia do mar, a qual inclui um plano de ação com 16 medidas transversais.

O plano de ação INOVSEA foi publicado em julho de 2021. Foi posteriormente submetido a um processo de consulta pública aberta, procurando receber sugestões e ideias de todos os interessados.

A versão final foi agora publicada, estando disponível online para consulta e download.


FOCO DO PROJETO INOVSEA

O projeto INOVSEA foca-se em cinco fileiras da economia do mar das duas regiões, nomeadamente a (1) pesca, aquicultura, transformação e comercialização dos seus produtos; (2) construção, manutenção e reparação naval; (3) portos, transporte e logística; (4) recreio, desporto e turismo; e (5) novos usos e recursos do mar (energias renováveis marítimas e biotecnologia azul).

O projeto tem como objetivos estratégicos (1) dinamizar o respetivo tecido empresarial; (2) aumentar a geração de valor acrescentado e o emprego qualificado; (3) aumentar a capacidade de inovação; (4) promover o desenvolvimento de atividades emergentes; e (5) apoiar a internacionalização e captação de investimento.


ESTRUTURA DO PLANO DE AÇÃO INOVSEA

O plano de ação INOVSEA inclui três partes:

Sistema operativo azul, uma base de conhecimento fundamental e transversal a todas as fileiras da economia do mar preconizadas, a qual constitui uma plataforma e linguagem que todos os atores deverão ter em conta, para que possam visionar a análise prospetiva e maximizar os objetivos de cada medida de ação apresentada;

Análise prospetiva especializada, para cada uma cinco fileiras da economia do mar referidas, em termos da sua relevância e dinâmica recente, do seu posicionamento no contexto nacional e europeu, das prioridades de políticas que se lhes aplicam e dos seus desafios e perspetivas para o futuro;

Medidas de ação orientadoras e específicas, abrindo caminho para o desenho de projetos e programas de implementação. As medidas de ação são apresentadas em dois grandes grupos:

(1) medidas de ação transversais a todos os setores da economia do mar; e

(2) medidas de ação específicas por fileira.

Algumas medidas têm objetivos de criação de resultados a curto e médio prazo, exigindo menor investimento e tempo de preparação, focando-se em iniciativas geradoras de valor e de emprego. Outras medidas têm objetivos estruturais, fomentando a criação de resultados sustentáveis a médio e a longo prazo, focando-se no investimento em pessoas e talento, os verdadeiros motores das iniciativas de inovação, o suporte da vitalidade das empresas e da economia.


SISTEMA OPERATIVO AZUL

O sistema operativo azul incluído no plano de ação INOVSEA constitui um autêntico manual de literacia do oceano, abordando os seguintes temas:

≈ Factos do oceano

≈ Desafios ambientais do oceano

≈ Literacia do oceano

≈ Economia do mar

≈ Conta satélite do mar

≈ Desafios da economia do mar

≈ Capital natural

≈ Serviços dos ecossistemas

≈ Economia azul

≈ Oportunidades da economia azul

≈ Tendências azuis

≈ Conhecimento do oceano

≈ Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

≈ Década do oceano

≈ Estratégia nacional para o mar

≈ Direito do mar

≈ Espaços e fronteiras marítimas

≈ Política marítima integrada

≈ Estratégia marítima para a região atlântica

≈ Ordenamento do espaço marítimo

≈ Áreas marinhas protegidas

≈ Plataformas azuis

≈ Economia circular

≈ Pacto ecológico europeu

≈ Hidrogénio verde

≈ Estratégias do hidrogénio

≈ Estatística

≈ Financiamento transversal

≈ Estratégia Portugal 2030

≈ Inovação

≈ Digitalização e transformação digital

≈ Indústria 4.0

≈ Disrupção

≈ Comunicação estratégica

≈ Benchmarking


DOMÍNIOS DE AÇÃO

As medidas do plano de ação INOVSEA são agrupadas em nove domínios:

≈ D1. Domínio Gestão

≈ D2. Domínio Comunicação

≈ D3. Domínio Mercados

≈ D4. Domínio Qualificação

≈ D5. Domínio Ideias

≈ D6. Domínio Empreendedorismo

≈ D7. Domínio Colaboração

≈ D8. Domínio Identidade

≈ D9. Domínio Governação


“Um plano de ação é como um mapa – oferece um ponto de partida e faz-nos sentir menos perdidos”

Carter Mercher


CRONOGRAMA DO PLANO DE AÇÃO

INOVSEA Plano A4 Cronograma.png

SOBRE O PROJETO INOVSEA

Promovido pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), o projeto INOVSEA promove a inovação e a competitividade na economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego, visando a valorização sustentável do potencial económico dos recursos do mar de ambas as regiões.

A inovação, o conhecimento e as redes de cooperação são as peças centrais do projeto INOVSEA. Neste contexto, é potenciada a interligação das empresas a centros de conhecimento e de ciência, através da definição de um ecossistema de inovação que possa apoiar e agilizar o crescimento da economia do mar. O ecossistema de inovação é constituído por um segmento científico que inclui entidades de ensino, universidades e instituições de investigação; e por um segmento institucional que inclui associações, clusters, fundações, municípios e entidades públicas. É ainda promovida a aproximação a entidades com recursos e competências específicas, nomeadamente incubadoras, centros tecnológicos, redes de empresas e de internacionalização, fontes de capital e habitats de captação de talento.


LIGAÇÕES

Programa detalhado e inscrição na jornada INOVAR

Consultar Estratégia e Plano de Ação INOVSEA



Texto: Álvaro Sardinha | EconomiaAzul